Trigo: Importância da escolha da cultivar
- Carolina Garcia Neves
- 5 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Em meio a busca por novas alternativas de diversificação de renda durante o inverno, otimização de recursos disponíveis dentro das propriedades e melhoria de atributos ligados ao solo, a cultura do trigo tem se apresentado como uma estratégia atrativa para os produtores, especialmente da região Sul do Rio Grande do Sul.
E você sabe por onde tudo começa para se obter sucesso com a cultura do trigo? Tudo começa pela escolha da cultivar! Entendendo a necessidade do consumidor final (cooperativa, cerealista ou silo próprio) de sua região, o caminho fica mais claro. Dessa forma, o primeiro passo para definir qual cultivar semear já pode ser dado: optar por uma cultivar com classificação industrial que atenda essa demanda, garantindo maior liquidez na hora da venda.
Mas isso é suficiente? Não! Após entender a demanda do mercado, deve-se partir para a escolha da cultivar propriamente dita e para isso alguns fatores devem ser levados em consideração: cultivares que melhor se adaptam a região, recursos disponíveis para investimento na lavoura, manejo das principais plantas daninhas, pragas e doenças da cultura e condições ambientais predominantes durante o ciclo.
Por isso, escolha a cultivar com:
-Potencial de rendimento compatível com o investimento que deseja realizar na cultivar. Pois, o nível de exigência em adubação e manejo de doenças é diferente entre as cultivares e quanto maior o potencial produtivo da cultivar, maior será o investimento exigido por ela.
-Resistência contra as principais doenças ocorrentes na região;
-Baixo risco de germinação na espiga e acamamento (considerando as previsões climáticas).
Lembre-se, a escolha certa da cultivar é extremamente importante para o sucesso na produção, no entanto, outros fatores como: rotação de culturas, época de semeadura, adubação equilibrada, controle de plantas daninhas, pragas e doenças fazem parte do conjunto que vai definir a produtividade e a qualidade do trigo.
E você produtor, já definiu a cultivar que irá semear nessa próxima safra? E se já definiu, sua cultivar se encaixa nesses requisitos básicos para sua lavoura ser sucesso?

Figura 1. Área, em hectares (ha), destinada para produção de trigo no município de Jaguarão, da safra de 1990 até 2021. RS. Fonte: IBGE.

Figura 2. Produtividade média da cultura do trigo no município de Jaguarão, RS, da safra de 1990 a 2021. Fonte: IBGE.
Comments